Contribuintes ‘atrasados’ podem declarar o Imposto de Renda a partir desta segunda-feira

    A Receita Federal começa a receber nesta segunda-feira (02), a partir das 8h, as declarações do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) dos contribuintes “atrasados”, que perderam o prazo oficial para entregar o documento até as 23h59 de sexta-feira (29). Também começam a ser recebidas nesta segunda as declarações retificadoras, de pessoas que enviaram o documento, mas precisaram fazer alguma correção.

    Quem estava obrigado a apresentar a declaração e deixou de fazê-lo deve se preparar para mandar o documento à Receita o quanto antes, pois a multa é calculada conforme o tempo de atraso. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.

    Quem perdeu o prazo tem 30 dias para fazer o pagamento da multa mínima, assim que enviar o documento. Caso os valores sejam mais altos, é possível procurar uma unidade da Receita para efetuar o parcelamento, informou o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir.

    A Receita Federal recebeu 27.960.663 declarações do IRPF, segundo balanço divulgado na madrugada deste sábado (30). A estimativa é de que 239 mil contribuintes tenham perdido o prazo para entregar o documento, pois a Receita esperava receber 28,2 milhões de declarações.