Governo do RS confirma que irá parcelar salário de abril de servidores

    (Foto: Divulgação)

    Na véspera do dia do pagamento, o secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul Giovani Feltes afirmou que os salários dos servidores do estado serão pagos de forma parcelada, mais uma vez. A primeira será no valor de R$ 1,5 mil, depositada nesta sexta-feira (29). As demais serão creditadas nas contas dos funcionários até o dia 15 de maio.

    “Nós fazemos sempre nove faixas com objetivo de pagar o mais celeremente os servidores. A gente anuncia a primeira faixa em maior volume que é o dinheiro que garantido teremos. A segunda e terceira faixa e assim sucessivamente, é conforme as expectativas que se tem de dinheiro”, disse ele nesta quinta (28) em entrevista à Rádio Gaúcha. Os detalhes, porém, serão detalhados em entrevista coletiva, marcada para à tarde.

    Neste ano, houve parcelamento dos salários dos servidores do Poder Executivo nos meses de fevereiro e março. Mas desde 2015 o governo gaúcho encontra dificuldades para pagar o funcionalismo, e passou a parcelar os salários a partir de julho.

    Contas não poderão ser bloqueadas pela União

    Em audiência na quarta-feira (27) em Brasília, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam por 60 dias o julgamento que vai decidir que tipo de juros deve corrigir as dívidas dos estados com a União. O STF quer que os dois lados tentem chegar a um acordo.

    Onze estados , entre eles o Rio Grande do Sul, já conseguiram decisões liminares para trocar os juros que incidem sobre as dívidas. Com isso, os juros compostos – ou seja, juros cobrados sobre juros – podem ser substituídos pelos juros simples, quando a taxa é cobrada apenas sobre o que os estados devem. Dessa forma, a União não poderá bloquear as contas do estado em caso de atraso no pagamento da parcela da dívida, que costuma ocorrer na primeira semana do mês.

    G1/RS