Emenda propõe a inclusão de evento esportivo no Calendário Oficial do Município

    28/abril/2016 às 10h08min
     Atualizado sexta-feira, dia 29 de abril de 2016 às 00h52min

    Deu entrada na Câmara de Vereadores uma Emenda Aditiva a Lei nº 1290/2006 – que dispõe sobre o Calendário de Eventos do Município de Dom Pedrito – de autoria de Dionil Machado Pereira (PT), subscrito pelos vereadores Hiltom Ender Silva Lopes (Maninho), Alberto Rodrigues, Luiz Carlos Moraes Costa, Eroni Souza, Cláudio Arrue e Sergio Roberto Vieira, com o apoio dos demais parlamentares, propondo a inclusão, no Calendário, do encontro esportivo filantrópico e de confraternização, realizado anualmente, denominado Tem de Fora.

    Com o objetivo de fortalecer os laços de amizade e amor a terra natal, pedritenses que residem em outros municípios, uma vez por ano, promovem – juntamente com desportistas locais – um jogo de futebol, quando arrecadam donativos posteriormente encaminhados a entidades benemerentes de Dom Pedrito. Pela proposta da Emenda, o Tem de Fora irá ocorrer em uma data móvel no mês de dezembro de cada ano.

    Histórico do Tem de Fora

    O Tem de Fora foi uma ideia de Amilton Firmo da Fontoura, no tradicional ponto de encontro da Pracinha da Paz, onde há muitos anos um grupo de amigos se reúne quando estão em Dom Pedrito, em feriados ou finais de ano. Um dos times é organizado pelos desportistas Francisco Ribeiro (Fanca), Amilcar Castilhos, Aristides Firmo da Fontoura, Luis Eduardo Lima, Amilton Firmo da Fontoura e Ney Armando Maciel Ribeiro e o outro por Alceu Melo Vallinodo (Careca) e Airton Cezar Bages dos Santos (Balaca).

    A ideia de arrecadar donativos surgiu em 2015, por sugestão de Marlon Soares Garcia, pedritense radicado em Campo Grande, quando foi arrecadado material de limpeza para o Asilo Major Alencastro. Na oportunidade, o ex-atleta do Grêmio Luis Eduardo Lima, uma das grandes atrações do encontro, doou duas camisetas (uma do Grêmio e outra do Inter), autografadas pelos  jogadores da dupla, que estão sendo sorteadas em forma de rifa, em prol da Instituição.

    Neste ano, o troféu de goleador da Taça de Ouro, em homenagem ao saudoso desportista José Vallinodo (Botinha), é oferecido por este grupo.  O evento, lançado no ano passado na capital com a apresentação de um selo comemorativo, tem sua 5ª edição marcada para o dia 17 de dezembro na “Arena” Pedro Paz Sobrinho.

    Câmara de Vereadores