Cadastro biométrico vai até o dia 4 de maio; saiba quem deve comparecer ao Cartório Eleitoral

Está sendo realizado no Cartório Eleitoral de Dom Pedrito, localizado no Fórum local, o cadastro biométrico dos eleitores. O serviço será disponibilizado até o próximo dia 4 de maio e, futuramente, irá possibilitar uma votação mais segura e moderna.

Segundo Ana Paula Ávila, chefe do Cartório Eleitoral de Dom Pedrito, a coleta dos dados biométricos poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. Nos dias 02, 03 e 04 de maio, haverá expediente estendido das 9h às 18h.

Para participar da coleta, o interessado no cadastramento deverá comparecer ao Cartório Eleitoral portando documento de identificação com foto e comprovante de residência atual. “Desde o ano passado, as revisões, alistamentos e transferências passaram a ser com dados biométricos – coleta de assinatura, foto e digitais. Não há recadastramento biométrico obrigatório em Dom Pedrito”, explica Ana Paula, informando que o próximo dia 4 é o prazo final para fechamento do cadastro. “Nos anos em que há eleição, o cadastro fecha 150 dias antes do pleito para permitir a organização da eleição”.

Ana Paula ainda diz que o fechamento de cadastro é uma data limite para aqueles que necessitam fazer alterações no mesmo para viabilizar as pessoas a exercer o direito ao voto. Segundo ela, a biometria, por não ser obrigatória em Dom Pedrito, não inviabilizará o voto daqueles que não fizeram a coleta.

A chefe do Cartório Eleitoral local ainda ressalta que deve comparecer ao cartório somente quem necessitar fazer alteração no seu cadastro ou alistamento inicial.

“Aqueles que buscam somente a biometria devem comparecer no ano que vem após a reabertura do cadastro”, informa.

O novo método biométrico visa facilitar o acesso aos serviços eleitorais. O cadastro é feito através do registro das dez impressões digitais da pessoa, além de sua assinatura digital e de uma foto tirada na hora pelo atendente.

No caso dos eleitores que estejam realizando o alistamento, ou seja, tirando o título de eleitor pela primeira vez, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não conterem todos os dados necessários à sua completa identificação. Para os futuros eleitores do sexo masculino, também será exigida a apresentação do comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Vale ressaltar que quem não fizer o cadastro biométrico até o vencimento dos cadastramentos poderá votar normalmente com o seu titulo. Embora o cadastro não seja obrigatório, é importante que a população o faça.

No momento da eleição, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, além da agilização do processo, haverá uma garantia a mais para a identificação do eleitor, coibindo eventuais irregularidades. A identificação biométrica ainda não é obrigatória no Estado e, nas eleições deste ano, quem não se cadastrou poderá votar pelo sistema antigo, sem enfrentar nenhum problema.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009