Irga quantifica perdas na safra de arroz 2015/2016

    Antes mesmo de ser divulgado o documento que embasará a decretação da Situação de Emergência no município de Dom Pedrito, tivemos acesso ao Informativo Técnico que o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) preparou para a Defesa Civil, dando conta da situação atual da lavoura orizícola em Dom Pedrito e já projetando o restante da colheita.

    De acordo com o engenheiro agrônomo Gelson Facioni, chefe do Irga no município, a área semeada é de 45.892 hectares (ha), enquanto que a área colhida até 18 de abril de 2016 era de 19.274 ha, o equivalente a 45%.

    “A produtividade média das lavouras do município colhidas até o momento está em torno de 8.250 kg/ha, uma redução de 7% em relação à safra passada (colhida até esta data). Em função do excesso de chuvas (conforme dados coletados até o momento), o restante da área a ser colhida poderá chegar a uma redução de 20% na produtividade. Destaca-se, ainda, a queda na qualidade do grão”, diz, textualmente, o Informativo Técnico do Irga.

    Os laudos técnicos das entidades e dos escritórios que dão assessoria técnica às lavouras em Dom Pedrito deverão continuar chegando, nesta segunda-feira, à Defesa Civil Municipal e à Prefeitura, para embasar a decretação da Situação de Emergência, ainda nesta semana.

    Silvio Bermann