Iniciada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Iniciou nesta segunda-feira (25), a vacinação contra a gripe H1N1, H3N2 e o tipo B. Hoje, a Sala de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde iniciou os atendimentos diários das 7h30 às 16h, sem interrupção, no Posto de Saúde do município (situado na rua Coronel Urbano).

No sábado (30) será realizado o Dia D Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em Dom Pedrito, veja onde será possível se vacinar: bairro Tude de Godoy, Vila Arrué, Cohab, ESF do bairro São Gregório, Centro Comunitário do Bairro Santa Terezinha, Associação Severo Corrêa (bairro Getúlio Vargas) e PAM I (Posto de Atendimento Médico I – prédio do INSS).

Quem tem direito à vacina pelo SUS este ano? Devem procurar os postos de saúde para receber a vacina gratuitamente, pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, além de obesos e diabéticos).

Além destes grupos, os indígenas também recebem as doses, diretamente nas aldeias; os profissionais de saúde se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade – devido aos altos índices de doenças respiratórias entre pessoas desse grupo

 Qual o critério para a escolha dos grupos? Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe.

Os critérios são construídos a partir da investigação do perfil dos casos graves e dos casos de óbito por gripe. Em 2012, por exemplo, a investigação dos óbitos no RS indicou que 60% dos casos eram de pessoas com doenças crônicas ou de idade acima de 60 anos, o que reforça a importância desses grupos buscarem imunização.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009