Associação da Cohab troca óleo usado por detergente líquido

    A Associação de Moradores da Vila Cohab está em pleno desenvolvimento de seu projeto ‘Olho no Óleo’, que tem por objetivo conscientizar a comunidade sobre os danos que o lançamento indevido do óleo de cozinha podem acarretar no meio ambiente, além de revelar que existem meios de diminuir, senão acabar, com este tipo de poluição.

    O presidente da entidade promotora da iniciativa, Paulo Maciel, revela que a comunidade se beneficia diretamente, haja vista que, para cada litro de óleo usado entregue na sede da Associação, serão repassados dois litros de detergente líquido, do tipo utilizado em cozinha. “A natureza ainda agradece por salvar aproximadamente 10 mil litros de água livre de contaminação”, destaca Maciel.

    Quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, o óleo polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento da casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo da água. Por outro lado, a reutilização excessiva do óleo de cozinha produz elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento precoce.

    Silvio Bermann