Aplicativo do Banco Central ajuda a identificar cédulas verdadeiras e falsas

    A falsificação de cédulas é um problema que tem atingido a região da campanha. Para reduzir os riscos de que isso ocorra com você, existem diversas maneiras. Uma delas foi lançada pelo Banco Central que, preocupado em facilitar os meios de verificação das cédulas e diminuir a quantidade de notas falsas circulando no país, criou um aplicativo para esse fim.

    O app se chama Dinheiro Brasileiro (disponível em Android e iOS), e fornece informações sobre as cédulas do Real e ensina como identificar as notas falsas.

    O aplicativo não verifica sozinho a autenticidade mas, se você posicionar a câmera do celular sobre uma nota, ele realiza a comparação entre a imagem que você capturou com outra pré-programada de uma cédula original. A partir desse resultado, indica os elementos que precisam ser analisados e como fazer isso.

    Mas não basta entender como identificar notas falsas se você não souber agir ao receber uma. O Banco Central indica, em sua cartilha oficial online, que você deve desconfiar de notas que pareçam falsas ao realizar transações no dia a dia e que é seu direito recusá-las. Recomendar ao dono do exemplar que procure uma agência bancária ou o Banco Central também é importante.