Estado vai receber vacinas contra a gripe A até o final da semana

    Foto: Cleber Gomes /Agencia RBS

    O Rio Grande do Sul deve receber até o fim da semana as primeiras vacinas contra a gripe A para a campanha pública de vacinação. As doses começam a ser aplicadas nos postos de saúde no dia 25 de abril. A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é receber 40% das doses do governo federal até o dia 15.

    Como os casos de gripe começaram a surgir antes do esperado neste ano, o Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a iniciarem a imunização assim que receberem as doses da vacina. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, o vírus H1N1 matou 71 pessoas até 26 de março no país. O número é quase o dobro do que foi registrado em todo o ano passado, quando 36 pessoas morreram devido à gripe.

    Terão direito à vacina crianças de até 5 anos incompletos, gestantes, mulheres que recém ganharam filho, pessoas com mais de 60 anos, e portadores de doenças crônicas, com atestado médico. Já na rede privada, há falta de doses em Porto Alegre. As clínicas esperam receber mais a partir desta segunda-feira. O Rio Grande do Sul registra até agora quatro mortes por gripe A.

    Gaúcha