Aedes Aegypti

Combate ao mosquito da dengue prossegue em Dom Pedrito

5/abril/2016 às 09h54min
 Atualizado terça-feira, dia 5 de abril de 2016 às 12h54min

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e do Meio Ambiente (SMSMA) é de cobrir 100% da área urbana de Dom Pedrito no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor de doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.

Para tanto, foram montadas equipes, cada qual com cinco agentes comunitários de saúde – programa coordenado no município pela enfermeira Raquel Stochero dos Santos – e um agente do Setor de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores do Ministério da Saúde (antiga equipe da Funasa).

Estes profissionais estão percorrendo casa por casa, em um trabalho desenvolvido por quarteirões, desde a periferia e estendendo-se em direção ao centro da cidade. Em cada domicílio, é solicitada a permissão para adentrar ao pátio e verificam se não há recipientes com água parada e criadouros de larvas do mosquito, orientando os moradores sobre como proceder.

Solicita-se à comunidade receber com cortesia essas equipes que, afinal, estão desenvolvendo um importante serviço em prol da saúde pública.

Silvio Bermann