Estado registra as duas primeiras mortes por gripe A em 2016

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, confirmou neste domingo (3) as duas primeiras mortes por gripe A neste ano no Rio Grande do Sul. Os dois casos foram registrados em Porto Alegre.

As vítimas são uma criança de sete anos, que estava internada no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, e um adulto de 35 anos, que estava no Hospital Conceição. Mais detalhes serão conhecidos em entrevista coletiva marcada para amanhã, às 10h.

De acordo com o secretário, nenhuma das duas vítimas havia tomado a vacina contra a gripe. Ambas eram de grupos de risco: a criança era asmática; o homem possuía uma deficiência imunológica. O Rio Grande do Sul já vinha monitorando sete casos de pessoas com gripe A.

A Secretaria da Saúde mantém a previsão de antecipação da campanha de vacinação no Rio Grande do Sul. À Rádio Gaúcha, o secretário João Gabbardo informou que espera receber as primeiras doses da vacina já no próximo dia 15 de abril.

Com isso, seria possível iniciar a campanha de vacinação no dia 25 deste mês.

“O Ministério da Saúde nos garantiu a entrega das doses até o dia 15 pra que a gente possa fazer a distribuição para as regionais, para os municípios e para as unidades saúde, para então começarmos a vacinação no dia 25. A antecipação da vacinação está confirmada”, explicou o secretário da Saúde.

Na última sexta-feira, após a confirmação dos primeiros casos de gripe A no Estado, o secretário confirmou que a vacinação nos postos de saúde será antecipada para o dia 25 de abril. A vacina, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, protegerá contra três tipos de vírus.

GAÚCHA