Testes em motoristas com drogômetro começam em abril

    56fc3e74.jpg

    A partir do próximo mês, 250 motoristas abordados em blitze no Rio Grande do Sul serão convidados a participar de testes com uso de drogômetro. Além deles, 50 agentes de trânsito também serão convocados. Profissionais do Centro de Pesquisas do Hospital de Clínicas vão testar cinco equipamentos que coletam saliva. 

    Serão escolhidos motoristas que estiverem impossibilitados de dirigir no momento da abordagem. O superintende da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul (PRF-RS), inspetor Pedro de Souza Silva, esclarece que não haverá punição a quem for identificado no equipamento.

    A ideia do médico e professor Flávio Pechansky é divulgar o resultado do estudo em outubro. Se houver a conclusão de que os drogômetros podem ser usados, caberá ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) homologar os equipamentos. 

    O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), Ildo Mário Szinvelski, tem a expectativa que a aprovação possa ocorrer num prazo de 30 dias. A partir daí, os órgãos de trânsito estariam aptos a iniciar o processo de aquisição dos equipamentos. 

    Gaúcha


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009