Comitê Santa Maria promoverá reunião em que cobrança pelo uso da água será destacada por agência de MG

    23/março/2016 às 00h00min
     Atualizado quarta-feira, dia 23 de março de 2016 às 00h00min
    56f2d548.jpg

    O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria volta a se reunir, no dia 1º de abril, em Sant'Ana do Livramento; oportunidade em que "(…) Será a última reunião de deliberações sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Santa Maria", antecipa Eldo Frantz Costa, vice-presidente da entidade.

    A reunião acontecerá na Câmara de Vereadores da vizinha cidade (Av. Salgado Filho, 528), às 13h30min, tendo como um dos destaques na pauta o Relato de experiências na implantação da Agência de Recursos Hídricos e do Instrumento de Cobrança pelo Uso da Água, pela diretora geral da AGB Peixe Vivo (MG), Célia Maria Brandão Fróes.

    Na prática, as experiências daquela entidade serão úteis no momento em que – em nível de Bacia do Rio Santa Maria, Comitê e também a AUSM (Associação de Usuários da Água do Rio Santa Maria) – se preparam para o advento, cada vez mais próximo, em que usuários irrigantes terão de pagar pela água consumida dos mananciais.

    Na manhã daquele mesmo dia 1º de abril, a partir das 8h30min, também na Câmara de Vereadores de Livramento, haverá um relato detalhado da Agência Peixe Vivo sobre a experiência de Agência Delegatária em Bacias Hidrográficas onde já há cobrança pelo uso da água.

    Por: Silvio Bermann
    Jornalista – MTE/RS 18.189