Concurso de rédeas inicia disputas na Semana Crioula

    56ec3dbb.jpg

    O calor escaldante de ontem não intimidou o público apaixonado pelas tradições do campo. A festa mais campeira do Mercosul, movimentou o parque Visconde de Ribeiro Magalhães no primeiro dia da 37ª Semana Crioula Internacional de Bagé. As atividades da festa iniciaram pela manhã, com a primeira prova, o concurso de rédeas com potros de 21 dias. Nela, foram inscritos 42 animais.

    Essa disputa foi acompanhada por um bom público que observava a destreza dos ginetes. Além do concurso de potros, houve o sorteio de aporreados e a gineteada classificatória para as modalidades pelo e gurupa sureña. Também estava previsto para ocorrer à noite, show com Compasso Crioulo. A Associação e Sindicato Rural de Bagé informa que, até quarta-feira, havia: 220 duplas para a disputa Laço Oficial; 42 equipes para o Laço Equipe; 100 ginetes nas duas modalidades pelo e gurupa sureña, além de mais de 80 acampamentos reservados.

    Um desses acampamentos e que chama a atenção dos transeuntes pela sua ornamentação é o do Piquete Pistoleiros do Candal, do 25º Grupo de Artilharia e Campanha. Montado por um grupo de dez militares, o local é decorado com utensílios do meio rural, alguns já esquecidos pelas novas gerações de tradicionalistas como, por exemplo, o forno de barro, a vela de sebo de ovelha e brinquedos como o jogo de osso, como explica o capataz do piquete, Diogo Mário Veleda Goulart. Ele conta que os preparativos para a festa iniciam um ano antes. Todos que participam do evento, conforme Goulart, são acima de tudo, apaixonados pela festa e pelo tradicionalismo. 

    “Gostaríamos de agradecer ao Tenente-coronel Moacyr Mattos Júnior por ter-nos auxiliado para que montássemos esse acampamento em que podemos receber não só os militares e suas famílias, mas também as pessoas que virão ao parque”, destaca. Para Goulart, a Semana Crioula é a festa mais bonita para os tradicionalistas. “Mesmo que ela tenha sido reduzida em alguns atrativos por conta da crise, as provas campeiras, os cavalos e os shows, sempre são excelentes. Todos que amam as coisas do campo prestigiam essa cultura que não pode morrer”, frisa o militar.

     
    Confira a programação de hoje
    14h – Laço dupla (uma armada)
    15h – Sorteio aporreados
    17h – Gineteada classificatória pelo e gurupa sureña
    20h30 – Remate de Cavalos Crioulos Cabanha Cinco Salsos (Pavilhão de Remates)
    20h30 – Laço Associação Rural
    21h – Shows com Grupo Sandim e Lisandro Amaral

    Fonte: Jornal Folha do Sul
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br