Legislativo recebeu deputados uruguaios

    56e1cdd2.jpg

    Na manhã de quarta-feira (09) estiveram em visita de trabalho na Câmara de Vereadores de Dom Pedrito vários deputados uruguaios, representantes de sete departamentos do vizinho país, com a finalidade de reunir subsídios para a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Negro – cuja nascente é em Bagé e divide toda a extensão do território uruguaio.

     Inicialmente, o presidente do Congresso do Uruguai, formado por 589 deputados, Luiz Agostin Ciganda, elencou os problemas enfrentados com o alto índice de poluição do Rio Negro, salientando a necessidade da troca de informações e aproveitando a experiência de mais de vinte anos do Comitê do Santa Maria.

    O vereador Dionil Machado, representando o Comitê local, discorreu sobre o enquadramento do rio para os diversos usos da água, sobre o Plano de Bacia – desenvolvido atualmente por uma empresa terceirizada – a tarifação da água originada das barragens públicas e do rio, com preços diferenciados, e o envolvimento da sociedade através de conscientização da importância da água para o futuro e a vida.

    Encaminhamentos

    Alguns dos ediles fizeram perguntas como, por exemplo, de onde parte a iniciativa de convocar as entidades para a formação do Comitê? Como formar e fazer funcionar a entidade? Ou, como são as legislações sobre o assunto?

    E ainda sobre os critérios técnicos nas questões ambientais, sociais e econômicas do enquadramento das águas. Sobre o Plano de Bacia e organização financeira e contábil das verbas que aportarem no Comitê da Bacia do Rio Negro, entre outros temas, o presidente da AUSM (Associação dos Usuários do Santa Maria), Eldo Frantz Costa, deverá, junto com o presidente do Comitê, Roberto Carvalho, prestar todo o apoio aos uruguaios.

    Ao prefeito Lídio Bastos e ao presidente do Legislativo, Luiz Carlos Moraes Costa, Fernando Zocche, Diretor da Unipampa; Leonardo Castilhos, pró-reitor da Urcamp; Luciano Costa e Glécio Rodrigues, da Apoena Consultoria de Relações Internacionais, vereadores e demais presentes, o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Congresso de Ediles do Uruguai, Damião de Oliveira, solicitou oficialmente o apoio para a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Negro, através de intercâmbio de experiências e práticas convidando, por fim, a todos para uma futura reunião de trabalho no Congresso uruguaio.

    Fonte: Câmara de Vereadores
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br