Imprensa internacional destaca operação da PF na casa do ex-presidente Lula

    56d9d66e.jpg

    A imprensa internacional repercute, nesta sexta-feira, a notícia de que o ex-presidente Lula é alvo da nova fase da operação Lava Jato e presta depoimento à Polícia Federal. A BBC publicou reportagem com o título "Escândalo da Petrobras no Brasil: ex-presidente Lula é detido". No texto, que é manchete na capa do site, a emissora escreve que a "polícia disse que tinha evidências de que Lula recebeu benefícios ilícitos no esquema de propina".

    A CNN publicou nota sobre o caso, prometendo mais informações em instantes. O título é "Ex-presidente brasileiro Lula é questionado pela polícia como parte de um inquérito sobre corrupção". O The New York Times é outro jornal que dá destaque ao caso. A reportagem, com o título "Ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é detido para interrogatório", explica que os policiais foram até a casa de Lula, em São Paulo, mas ressalta que o petista não foi acusado por crimes até então.

    O jornal britânico The Guardian afirma que a "Polícia brasileira detém ex-presidente Lula em inquérito sobre corrupção". A matéria foi para a capa do site. 

    O francês France 24 diz que a "polícia brasileira faz buscas na casa de ex-presidente em caso de corrupção". No texto, afirma que o "poderoso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi detido para interrogatório, nesta sexta-feira, em um enorme esquema de corrupção".

    A versão eletrônica do El País também dá destaque ao tema e a manchete do site informa que "Polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras". O jornal espanhol informa que foram feitas buscas na casa do ex-presidente e os policiais chegaram por volta das 6 horas ao imóvel em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Também noticia as buscas na residência de um dos filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva.

    ONU diz que notícia é "dramática"

    O porta-voz da ONU para Direitos Humanos, Rupert Colville, classificou a notícia da operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "dramática". Apesar da avaliação, ele se recusou a fazer qualquer tipo de comentário sobre o fato.

    Entre os diferentes temas de interesse de seu departamento está o impacto da corrupção nos direitos humanos.

    Fonte: ZERO HORA COM AGÊNCIAS


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009