Rio Verde é a primeira cidade a abolir TV analógica

    2/março/2016 às 00h00min
     Atualizado quarta-feira, dia 2 de março de 2016 às 00h00min
    56d6e8ee.jpg

    O ministro das Comunicações André Figueiredo participou do encerramento da transmissão do sinal analógico de televisão, em Rio Verde (GO), na tarde de ontem. Com isso, a cidade passou a ser a primeira do País a ter exclusivamente a TV digital.

    Segundo o ministro, esse é o quarto marco da história da televisão no País. “A TV surgiu como um marco na história da sociedade, nos anos 1960. Em 1972, viveu o segundo marco, com a televisão em cores. Em 2007, viveu o início da TV Digital em paralelo. E agora vive o início do desligamento do sinal analógico, uma evolução da tecnologia que faz parte da história dos brasileiros”, afirmou.

    O encerramento das transmissões analógicas começou na sede da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo. Em seguida, outras emissoras também iniciaram a operação exclusivamente no sinal digital. Com a mudança, a frequência de 700 MHz, que já foi leiloada pela Anatel, passa a ser liberada para a ampliação do serviço de 4G na região.

    Segundo o ministro, até 2018, todo o espectro será totalmente disponibilizado para a internet móvel de alta velocidade e enalteceu a integração do setor para o sucesso da iniciativa. “O desligamento foi uma ação conjugada de esforços entre o governo, as emissoras de TV e as empresas de telefonia para promover esse momento histórico para o País. Isso proporcionará ainda uma evolução do 4G”, comentou o ministro.

    Figueiredo também destacou a mobilização feita junto à população. “Nós acompanhamos o envolvimento e o sentimento de orgulho da população em ser pioneira no desligamento do sinal analógico”, ressaltou. A próxima cidade a desligar o sinal ana- lógico será Brasília em outubro.