Mais de 60 bageenses doam sangue na UPA

    56d451c8.jpg

    Em uma ação especial, o Hemopel de Pelotas realizou, durante todo o sábado, das 9h às 16h, a coleta de sangue de doadores de Bagé, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). As informações são do Folha do Sul de Bagé.

    Segundo a assistente social do setor de captação do Hemopel, Gisele Pinto, são realizadas duas campanhas mensais. “Temos duas oportunidades de coletas, no Hospital Universitário e na UPA. Precisamos de uma estrutura para receber os doadores. Então, tudo é organizado previamente. Tivemos, durante o dia de hoje (sábado), mais de 60 coletas”, completa.

    Conforme Gisele, a cada campanha, aumenta o número de doadores. “Pedimos que as pessoas se tornem doadoras voluntárias. Geralmente vem direcionados para pacientes com cirurgias marcadas, mas sempre precisamos ter no banco, nos estoques para urgências e emergências e no Pronto-Socorro. Por este motivo, pedimos sempre doação voluntária”, ressalta.

    De acordo com a representante do Hemopel, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. “Sempre pedimos que a comunidade que tenha o fator RH negativo, que é menor incidência venha doar, pois é o mais requisitado, mas queremos que todos façam doações”, explica.

    Doador, o vigilante de segurança Vanderlei Gonçalves Rodrigues, 41 anos, diz que sempre faz a doação. “Sou doador voluntário. Hoje, vim direcionado para um amigo, mas meu objetivo é fazer o bem para o próximo. Ajudar alguém”, informou Rodrigues.

    Fonte: Folha do Sul
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br