Inscrições abertas para o Projeto Bombeiro Mirim

    24/fevereiro/2016 às 00h00min
     Atualizado quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016 às 00h00min
    56ce1f85.jpg

    Desde o dia 22 de fevereiro, estendendo-se até 15 de março estão abertas as inscrições para o Projeto Bombeiro Mirim 2016, que tem como público alvo crianças com idade de 10 a 12 anos de idade, oriundas de comunidades menos assistidas com renda familiar de até dois salários mínimos (referência do Piso Nacional), regularmente matriculadas na rede pública de ensino.

    De acordo com o sargento Marcos, da 2ª Seção de Combate a Incêndio de Dom Pedrito e que coordenou o projeto em 2015, serão disponibilizadas 30 vagas pelo turno da manhã e outras 30 à tarde, contemplando crianças no turno inverso de suas atividades escolares.

    "Estamos solicitando o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), no sentido de que venha a subsidiar nosso projeto, para que com os recursos destinados adquiramos o fardamento dos alunos", destaca o sargento Marcos, lembrando que no ano passado o referido Conselho  não subsidiou o projeto.

    Na verdade, o Comdica, em 2015, também deixou de subsidiar o projeto Pelotão Mirim da Brigada Militar. Entrevistado na época o presidente do Conselho, advogado Geancarlo Loreto Laus, ele explicou que reduziu-se substancialmente (em cerca de 50%) os valores destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que motivou que tivessem que cortar subsídios para projetos e programas. Foram escolhidos para ficar de fora, portanto, aqueles que tinham algum outro tipo de respaldo, como é o caso dos mencionados, que estão sob a guarda da Brigada Militar. Priorizou-se, então, destinar recursos para iniciativas que não tinham nenhum outro tipo de apoio do poder público ou da sociedade organizada, dependendo dos recursos destinados pelo Comdica.

    A seleção para o Bombeiro Mirim se dará de 15 a 29 de março. No dia 29 de março começará o período de adaptação para os selecionados e, finalmente, a Aula Inaugural está confirmada para o dia 26 de abril.

    As inscrições devem ser feitas na 2ª Seção, localizada à Rua Marechal Deodoro, 942, telefone 3243-4448.

    Por: Silvio Bermann
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br