Consepro deve ser reativado na próxima semana

    24/fevereiro/2016 às 00h00min
     Atualizado quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016 às 00h00min
    56ce111c.jpg

    O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) deve ser reativado nas próximas semanas. Na manhã desta quarta-feira (24), representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Susepe, estiveram reunidos com empresários e representantes de clubes de serviços locais para discutir sobre a reativação do Consepro.

    De acordo com o inspetor de Polícia, Patrício Antunes, uma reunião acontecerá na próxima semana a fim de nomear a nova diretoria do conselho, que está desativado desde o ano de 2000. Patrício ainda informou que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) doou uma sala onde as reuniões do Consepro irão acontecer.

    O que é o Consepro

    O Consepro é uma Organização Não Governamental (ONG) que tem por objetivo colaborar com os órgãos Públicos de Segurança como a Policia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Susepe.

    O conselho atua como órgão incentivador do bom relacionamento entre as entidades e autoridades locais, através do repasse de meios materiais, equipamentos e serviços, além de promover cursos e treinamentos que visem a melhoria dos serviços prestados pelos órgãos de segurança nos municípios.

    O Consepro é constituído por colaboradores voluntários, representantes de entidades comunitárias e empresariais da localidade que o instituiu e elegeu seus membros.

    Como todas as entidades não governamentais, o Consepro sobrevive de recursos doados pela comunidade a qual está inserido e, em muitos casos, estes recursos podem ser em equipamentos e materiais usados que serão repassados aos órgãos de segurança.

    Embora a Segurança Pública seja uma responsabilidade do Estado, a atuação do Consepro visa agilizar os serviços prestados pelos órgãos de segurança, por se tratar de uma entidade local com estrutura enxuta e processos menos demorados.

    Por último, e de relevante importância, o conselho tem a função de ouvir a comunidade em suas reclamações e sugestões e procurar soluções junto aos órgãos de segurança.

    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br