Após reunião, plantão de farmácias ainda segue indefinido

    24/fevereiro/2016 às 00h00min
     Atualizado quarta-feira, dia 24 de fevereiro de 2016 às 00h00min
    56ce1848.jpg

    Aconteceu na manhã desta terça-feira (23), uma reunião entre o Poder Executivo e proprietários de farmácias do município para tratar da reimplantação dos plantões farmacêuticos – principalmente após a meia-noite, já que o único estabelecimento que realizava esse serviço já não atende há aproximadamente 30 dias.

    De acordo com a lei municipal 419 de 17 de Junho de 1993, “Fica o Executivo obrigado a fornecer, através da Secretaria de Saúde, no início de cada mês, para todas as farmácias do município, a escala de plantão do mês em curso.”

    Foi unânime por parte dos empresários o desejo de não haver o plantão pois, segundo eles, o movimento é muito pequeno, e todo medicamento que a comunidade precisa na madrugada já é ministrado no Pronto Socorro quando os pacientes são atendidos.

    Também foi argumentado o custo de funcionamento que se torna bastante elevado – pois é necessário pagar um farmacêutico somente para esse período, mais adicional noturno, o que fica inviável à empresa.

    Outra questão abordada foi sobre a segurança do estabelecimento que, após a meia-noite e, principalmente no inverno, corre o risco de assalto. Ficou decidido que os empresários elaborarão um documento com todas as justificativas e enviarão ao Poder Executivo.

    De acordo com os presentes, a maioria das farmácias atende até a meia-noite, o que proporciona à comunidade um maior acesso à compra de medicamentos.

     Participaram da reunião representantes das farmácias MV Pharma; Panvel; Farmavida; São João; Becker; Farma 10 e Santa Rita.

    Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dom Pedrito
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br