Dom Pedrito – Saiba como obter a Declaração de Quitação Militar

    5697e58b.jpg

    Essa é a época de matrículas nas instituições de ensino superior – para os candidatos que conseguiram uma vaga e, um dos documentos exigidos para os do sexo masculino, é o que prova estar quites com o serviço militar. No caso de quem serviu às Forças Armadas, os documentos são emitidos pelas unidades militares. Em Dom Pedrito, é a 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada que fornece, por exemplo, o Certificado de Reservista.

    Entretanto, para os jovens que foram dispensados – enquadrados no 'excesso de contingente' (e não serviram), o documento – no caso o Certificado de Dispensa do Serviço Militar – deve ser solicitado na Junta de Serviço Militar. Em Dom Pedrito, secretariada por Antônio Carlos Fagundes, setor que funciona no prédio da agência da Corsan – Av. Barão do Upacaraí, 935, andar superior – telefone (53) 3243-5101. Horário de expediente: das 7h30min às 13h30min.

    "Encaminhamos o malote com todas as solicitações desse documento uma vez por mês, para Bagé – onde fica a Delegacia do Serviço Militar – para que o delegado examine e, se for o caso, assine os certificados e os remeta para nós, em Dom Pedrito. Mas, para que o cidadão não seja prejudicado no momento de se inscrever para estudar ou trabalhar, fornecemos no mesmo dia, aqui na Junta, uma Declaração de Quitação Militar, documento que terá todo valor para esses efeitos", explica o secretário Antônio Carlos.

    No momento em que solicitar a referida Declaração, na Junta Militar, o cidadão recebe uma guia de recolhimento de uma taxa, no valor de R$ 3,13 (três reais e treze centavos), que poderá ser paga na Caixa Econômica Federal ou em uma agência lotérica credenciada pela Caixa. Depois, retornar à Junta para comprovar o pagamento da taxa e já receber a Declaração de Quitação Militar.

    Por: Silvio Bermann
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br