Dom Pedrito tem 27 agentes de saúde, mas são necessários mais 20

    56840fe2.jpg

    O município de Dom Pedrito conta, atualmente, com 27 agentes comunitários de saúde, coordenados pela enfermeira Raquel Stochero dos Santos. Na verdade, são 31 os agentes – mas 4 deles estão em fase de readaptação e não retornarão às suas funções, passando a ocupar outros cargos na administração municipal. Mas, segundo o secretário de saúde, Álvaro Zanolete, para as dimensões de Dom Pedrito, são necessários mais 20 agentes, o que, inclusive, já foi reivindicado ao prefeito Lídio Bastos.

    "Todos os bairros e vilas da cidade contam com agentes, mas nem toda a sua extensão está coberta por esses profissionais. Cada um deles pode atender até 150 famílias – o equivalente a, em torno de 750 pessoas", explica a coordenadora Raquel. Isto significa: nem toda a população de cada setor da cidade é atendida.

    O trabalho dos agentes é fundamental para o bom funcionamento da saúde pública. "Nas suas visitas, eles fazem o acompanhamento de gestantes, orientam sobre a cobertura vacinal, encaminham as pessoas para consultas, agendam visitas domiciliares dos médicos da ESF (Estratégia Saúde da Família) aos pacientes com impossibilidade de locomoção", justifica Raquel.

    O secretário Zanolete anuncia que o próximo concurso público municipal deverá contemplar vagas para agentes de saúde. E aproveita para lembrar que, nesses concursos, pode acontecer de ser aberta apenas uma vaga para determinado cargo, por uma questão de dificuldades orçamentárias. "Mas, as pessoas que fazem o concurso para aquela vaga ficam lá, classificadas, e assim que for possível a criação de outras vagas, os classificados, pela ordem, podem ser chamados para nomeação", destaca; incentivando, portanto, as pessoas a prestarem concurso para as funções que lhes agradam, mesmo que ofereçam em um primeiro momento um número pequeno de vagas.

    Por: Silvio Bermann
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009