Dom Pedrito – Câmeras de Monitoramento reforçam segurança no Presídio Estadual

    23/novembro/2015 às 00h00min
     Atualizado sexta-feira, dia 10 de junho de 2016 às 14h55min
    56530b8e.jpg

    O Juiz de Direito Alexandre Del Gaudio Fonseca, em regime de substituição na Vara de Execução Criminal da Comarca de Dom Pedrito, aprovou a compra de dez câmeras de vídeo de alta definição para o Presídio Estadual de Dom Pedrito.

    O sistema de monitoramento que vai auxiliar na segurança do Presídio deve ser instalado até o fim do ano e custou R$ 9.931,00 (nove mil e novecentos e trinta e um reais), dinheiro que saiu da conta única da Vara de Execuções Criminais (VEC). O valor, destinado a projetos sociais, é oriundo de penas pecuniárias, aplicadas a condenados por delitos leves, com penas de até quatro anos de reclusão ou detenção.

    Esse tipo de investimento tem um baixo custo e potencializa a eficiência da fiscalização da casa carcerária, trazendo benefício à comunidade, pois dificulta o ingresso de objetos ilícitos nas casas prisionais, afirma o magistrado.

    A próxima etapa no reforço da segurança será a instalação de câmeras de vídeo com visão noturna e acesso remoto, sem fio, para gravar o entorno do Presídio e garantir que nada seja arremessado sobre a cerca de arame que isola a casa prisional.

    Cercamento do Presídio é o próximo projeto:
    Também está em andamento projeto para cercar o anexo do Presídio, destinado aos presos dos regimes aberto e semiaberto, a fim de garantir maior controle no ingresso dos presos e aprimorar a segurança do local, informa o Juiz Del Gaudio.

    Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Reportagem: Patrícia Cavalheiro
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br