Dom Pedrito – Conta de luz fica mais cara a partir de domingo

    21/outubro/2015 às 00h00min
     Atualizado quarta-feira, dia 21 de outubro de 2015 às 00h00min
    5627c71a.jpg

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (20), um reajuste médio de 6,52% nas tarifas da CEEE-D, que atua em 72 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

    Os novos valores entram em vigor já no próximo domingo (25) para os cerca de 1,6 milhão de clientes da empresa, que atende um terço da população gaúcha. Para os consumidores residenciais, a alta média será de 5,82%; já para a indústria, a elevação média será de 7,78%. O índice se refere ao reajuste tarifário a que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas, que começou a valer em março. À época, a CEEE-D já havia obtido autorização para reajustar as tarifas em 21,9%, em média.

    Os índices aprovados pela Aneel funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

    Fonte: G1.globo.com
    Reportagem: Elliézer Garcez
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br