Dom Pedrito – Palestra sobre controle de carrapato é ministrada no Sindicato Rural

    55b7df7b.jpg

    O Salão Nobre do Sindicato Rural de Dom  Pedrito recebeu, na última quinta-feira, dia 23, a palestra do professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sérgio Silva da Silva. A palestra, cuja  abordagem foi controle de carrapato e da tristeza parasitária, reuniu cerca de 100 pessoas no local.

    O palestrante destacou ao público que os parasitas podem afetar toda uma produção e enumerou três formas de controle: o ecológico, imunológico e químico. Além disso, explicou em números as perdas em terneiros de recria e engorde.

    Na sequência, o também médico veterinário e doutorando em biotecnologia, Iuri Marmitt, explanou sobre o controle químico do carrapato e assegurou que esta ainda é a forma mais eficaz de conter tal praga. Porém, ao enumerar os defensivos químicos, Iuri ressaltou o quanto é importante a estratégia e a tática a serem utilizadas pelos produtores; visto que muitos produtos são encarados como “armas químicas”. O palestrante ressaltou que, como cada fazenda é diferente, é necessário foco e persistência, além de investimentos em sanidade e em pessoal especializado.

    Fonte: Sindicato Rural de Dom Pedrito
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br