Dom Pedrito – Seplan apresenta sugestões sobre roteiros rodoviários para escoamento da safra

    55b0228b.jpg

    A Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação e Manutenção das Estradas Municipais de Dom Pedrito realizou sua terceira reunião do ano, na terça-feira passada (21), no Plenário Ataliba Torres, com a presença de representantes do poder Executivo Municipal e lideranças das Forças Vivas da comunidade, em especial dos setores ligados à produção primária.

    Dois assuntos foram colocados em pauta na oportunidade: deu-se continuidade à apreciação e construção do PAREER (Programa de Abertura, Reforma e Estruturação das Estradas Rurais de Dom Pedrito), anteprojeto de autoria do vereador Jorge Vogel que complementa matéria anteriormente apresentada pelo próprio parlamentar – o Fundestradas -, já transformada em lei -, e, também, à construção  de alternativas para o escoamento a curto prazo da safra, a partir de roteiros apresentados durante a reunião pelo secretário municipal de Planejamento Eduardo Carpe e pelo arquiteto Leonardo Castilho, também lotado naquela secretaria.

    A intenção, segundo Vogel, é buscar-se que a municipalidade invista na recuperação de pelo menos um dos roteiros de acesso à cidade já para a próxima safra – um deles pela entrada de quem vem da localidade Passo Fundo, denominado de roteiro Leste, e outro pela entrada de quem vem do Ponche Verde, denominado de roteiro Oeste – sendo este último aquele que, em princípio, se apresenta mais viável no momento, já que exige menor investimento.

    Esforços conjuntos do poder público e dos produtores estão sendo cogitados com vistas a buscar-se viabilizar que, pelo menos um desses roteiros, já esteja operacionalizado na próxima safra, ficando o segundo para o ano posterior. Outras reuniões serão promovidas nos próximos dias na busca deste objetivo. Paralelamente, seguem os estudos para a construção de um Anel Rodoviário definitivo que, sabe-se, não será alcançado tão facilmente, sendo projeto de médio a longo prazos; mas que não deve deixar de ser alicerçado desde agora, ainda que gradativamente.

    Por: Silvio Bermann
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br