Dom Pedrito – Pedritenses são premiados em Feira Interestadual de Investigações em Ciências

    557b566f.jpg

    A IntegraSul é a Feira Interestadual de Investigações em Ciências que envolve os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, através da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza/PR e campus Erechim/RS e Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Dom Pedrito, no sentido de agregar esforços entre as diferentes instituições, aproximando pesquisadores, acadêmicos e comunidades. O evento foi realizado durante a semana passada na cidade Erechim e dez trabalhos de estudantes pedritenses foram apresentados durante a feira.

    Alunos de diversas escolas do município participaram do evento. O trabalho dos alunos do ensino médio da Urcamp, Lucas Costa e Maria Antônia Gonçalves, ficou entre os cinco melhores trabalhos apresentados na feira. Segundo Lucas, o trabalho era uma maquete multifuncional.

     "Nosso trabalho era uma casa sustentável. Ela produzia sua própria energia através de placas solares e de aero geradores. A energia produzida ia para uma bateria onde era acumulada e, depois, a energia ia para as luzes da casa, para duas bombas de água e, logo após, para uma segunda parte da residência, onde toda água da chuva passaria por uma calha e, por fim, iria para uma caixa d'água onde é acumulada a água e depois a mesma acabava sendo distribuída para a piscina e para a horta", explicou o estudante. A equipe da Qwerty Portal de Notícias parabeniza os alunos premiados na feira.

     

    Reportagem: Elliézer Garcez

    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br