Dom Pedrito – Dnit verifica acessos e trevos na BR-293 para realizar melhorias

    11/junho/2015 às 00h00min
     Atualizado quinta-feira, dia 11 de junho de 2015 às 00h00min
    5579e1b2.jpg

    Para verificar in loco as condições de pontos do trecho pedritense da BR 293, uma equipe técnica do consórcio Magna/Enencon – que presta serviço ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – esteve em Dom Pedrito, na manhã de quinta-feira (11). Acompanharam a visita integrantes do Executivo e Legislativo.  No salão nobre da Prefeitura, o grupo fez uma revisão dos itens tratados em reunião anterior, na Superintendência Regional do Dnit, em Santana do Livramento, na sexta-feira (5), e depois seguiu para a rodovia. 

    O prefeito Lídio Bastos considerou ágil a ação de verificarem in loco as demandas. O chefe do Executivo ressaltou ainda que a iniciativa de ir ao Dnit e levar as solicitações pedritenses foi do Legislativo, através do vereador Jorge Vogel (PP).  Na BR-293, em trecho que corresponde a Dom Pedrito, a equipe visitou acessos e trevos que estiveram em pauta na reunião, na semana passada, vistoriou e considerou as possibilidades para estudo e viabilidade das obras necessárias. 

    Deliberações do Dnit
    Após a reunião da semana passada, o Dnit deu parecer sobre as demandas apresentadas. Sobre o acesso municipal pelo Km 263, a Prefeitura deverá encaminhar projeto detalhado e proposta de sinalização (vertical e horizontal) para aprovação junto ao Dnit. A intervenção fica a cargo do município e a sinalização será incluída no programa BR Legal, do órgão nacional. “O projetista da supervisora da obra (Magna/Enencon) irá analisar o local, indicando a melhor solução para este acesso”, informa o Dnit. Para os acessos à rua Sete de Setembro e Escola Técnica (Km 245) deverão ser realizados, respectivamente, anteprojetos de interseção para os locais e ambos serão incluídos no programa Crema 2. Conforme o Dnit, será dada prioridade à colocação de lombadas eletrônicas nos acessos da Escola Técnica e Urcamp. O órgão nacional ainda se comprometeu a enviar projeto de sinalização do BR Legal da Escola Técnica à Secretaria de Planejamento.

    Para melhorar a iluminação da rodovia, o Dnit fornecerá dois postes completos, que deverão ser instalados pela Prefeitura. O município deverá determinar os locais para instalação e o custo será incluído no Crema 1. O programa Crema 2 possui projeto para adequar as interseções dos quilômetros 248 e 100, na rua Floribal Jardim, 251 e  200, na rua Vinte e Um de Abril. Sobre este item será estudada a viabilidade sobre a passagem de veículos bitrem (trem articulado).

    Quem participou?
    Executivo

    Prefeito, Lídio Bastos, secretário do Planejamento, Luiz Eduardo Carpe, chefe do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Gilberto Alves.

    Legislativo
    Douglas Peralta (PSDB), Dionil Machado Pereira e José Alberto Madeira Corrêa (PT), Sérgio Roberto Vieira (PMDB) e Marco Antonio Rodrigues representando os progressistas Jorge Vogel e Renato Chiaradia.

    A equipe do Dnit
    Fizeram parte da equipe da Magna/Enencon, prestadora de serviço do Dnit, o engenheiro técnico Rodrigo Coelho de Souza, o coordenador de projetos e engenheiro Marco Antonio Landgraf, Andrea Mendina e Leonardo Holderbaum. 

    Fonte: Assessoria de Imprensa – Douglas Peralta
    Reportagem: Elliézer Garcez
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br