Dom Pedrito – Polícia Civil remete inquérito de peculato à Justiça

    5566286d.jpg

    Na semana passada, a Delegacia de Polícia de Dom Pedrito remeteu ao Poder Judiciário um inquérito policial que apurou desvios de combustíveis da Prefeitura de Dom Pedrito. O inquérito faz parte das investigações da Operação Mercador, iniciada no ano de 2013, para apurar responsabilidades de servidores municipais no crime considerado peculato. 

    Segundo a Polícia, trata-se de uma fraude verificada no próprio âmbito da Prefeitura, e comunicada à Delegacia de Polícia pelas autoridades municipais. A fraude consistia em utilizar os cartões corporativos de secretarias do município para abastecimentos fictícios em postos de combustíveis de cidades vizinhas. O problema foi verificado quando funcionários da Prefeitura se deram conta de que seus cartões de abastecimentos estavam sendo usados sem que eles sequer soubessem do fato. 

    Os agentes da Delegacia de Dom Pedrito informaram que esta investigação é uma das que compõe a Operação Mercador, e que outro inquérito ainda tramita buscando responsabilizar outras pessoas suspeitas de praticar fraude similar. "Neste inquérito remetido ao Judiciário, uma pessoa foi indiciada por crime de peculato, que é quando um funcionário público desvia ou subtrai bem ou valor de instituição pública, como é o caso da Prefeitura de Dom Pedrito", explicou o inspetor Lauro Telles. As investigações contaram com a colaboração da Prefeitura, que através de sindicância interna constatou que o prejuízo causado por este servidor poderia ter chegado ao valor aproximado de R$ 30 mil. Cópia de documentos produzidos durante as investigações foram remetidos pela Polícia Civil à Prefeitura, para que fossem tomadas as medidas administrativas cabíveis ao servidor. O acusado não teve o nome divulgado pela polícia.  

    Os agentes  esclareceram que o restante das investigações a serem concluídas, que poderiam responsabilizar outros servidores na Operação Mercador, ainda não tem prazo de término, devido ao grande número de procedimentos que requerem atenção imediata aos policiais. 

    Fonte: Polícia Civil de Dom Pedrito
    Reportagem: Elliézer Garcez e Marcelo Brum
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009