Qwerty recebe visita dos avaliadores do MEC para cadastramento de cursos no Pronatec

    55491317.jpg

    A Qwerty Escola de Educação Profissional recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para cadastramento de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  Os avaliadores Antônio Carlos e Rosângela Soares, permaneceram nas dependências da Qwerty Escola, durante todo o dia de ontem (4). 

    O avaliador Antônio, explicou que o trabalho dos avaliadores do MEC é para verificar os indicadores que comprovem a qualidade de ensino no Brasil. Segundo ele, toda a vez que é oferecido um curso, a instituição de ensino passa por uma visita, onde é avaliada a estrutura, projeto pedagógico dos cursos, corpo docente e sua qualificação profissional. "Esse processo ocorre para que toda implantação do curso que a Qwerty está propondo para o Pronatec possa ter um resultado eficaz", afirmou o avaliador. 

    Ele ainda destacou que a visita na Qwerty Escola foi satisfatória, e que Dom Pedrito está de parabéns pela bem montada estrutura que a empresa oferece, pois foi constatado todo o trabalho que a Qwerty realiza na cidade.  

    O diretor da Qwerty Escola de Educação Profissional, Marcos Brum, realizou a inscrição da Qwerty no Pronatec em 2013, mas devido ao pouco tempo de funcionamento da escola, somente no ano de 2014 a escola pode realizar a inscrição definitiva. "Ficamos aguardando a visita que aconteceu no dia 04 de maio, aliás, a primeira visita realizada pelo MEC no Estado, nesta nova etapa", contou Marcos, acrescentando que além da Qwerty estar orgulhosa e contente com os elogios recebidos pelos avaliadores, estão sendo acatadas algumas sugestões de melhorias para que o próximo passo seja dado. 

    "Acreditamos que nos próximos 30 dias já estaremos recebendo o resultado da visita e iniciando esta nova etapa no ensino técnico e profissionalizante do nosso município, com o oferecimento dos qualificados cursos de nossa instituição de maneira gratuita a uma parte da população", finalizou o diretor.   
      
    O que é o Pronatec?
    O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

    O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa. De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

    Reportagem: Elliézer Garcez
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br