Dom Pedrito – Área é ocupada por 16 famílias

    550052b1.jpg

    Munidos de um mesmo objetivo, 16 famílias ocuparam, demarcaram lotes e até rua delimitaram em um terreno que é da Prefeitura Municipal há cerca de 12 anos, próximo ao Ginásio Municipal. A ocupação aconteceu na sexta-feira (7) e foi liderada pelo ex-candidato a deputado estadual Glauco Gonçalves. 

    Conforme o funcionário do Núcleo de Regularização Fundiária (Nurf), Írio Batista dos Santos Cardoso, o terreno é propriedade do município, sob a matrícula 13.158. Segundo ele, a ocupação é ilegal e as famílias e o líder do movimento serão notificados pelo Executivo, que também deverá encaminhar o caso para a Justiça. Há a possibilidade de que as pessoas aleguem que a área está sem utilidade no momento. Segundo Cardoso, existe um cadastro no Nurf com cerca de 90 nomes de pessoas carentes com interesse em terrenos e a intenção, agora, seria tratar a área para torná-la residencial para famílias cadastradas.

    Conforme o líder da ocupação, Glauco Gonçalves, o primeiro passo após a demarcação dos lotes é protocolar um requerimento, anexando o mapa dos lotes, na Prefeitura, pedindo o uso do terreno. Feito isso, conforme o líder da ocupação, ele vai reunir os demais ocupantes para ir até o Executivo. Gonçalves ainda tem a intenção de ir a Porto Alegre, protocolar um pedido para liberação da infraestrutura para o local, como água e luz. “Ela (a ocupação) é ilegal até o momento da ocupação, depois que ocupou é uma ação do povo”, acredita Gonçalves. 

    O terreno tem 80 metros de fundo, 90 metros de frente ao fundo e 30,5 metros de frente. Conforme afirma Gonçalves, por se tratar de habitação, a pessoa chega e escolhe o espaço, por ordem de chegada, por isso uns lotes têm maior área do que outros. “Houve um critério: a pessoa não poderia ter habitação própria”, afirma o líder da ocupação. 

    Fonte: Lauren Krause
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009