Dom Pedrito – Bueiro da Estrada do PV será concluído em breve, diz secretário

    54f9fe7b.jpg

    Os vereadores Jorge Romano Vogel (PP) e Douglas Peralta (PSDB), cumpriram agenda na capital do Estado, na terça-feira passada (3), quando participaram de audiência com o secretário de Estado dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen (PP), comunicando-lhe da preocupação da comunidade pedritense acerca do bueiro sobre a ERS 634, que, apesar de estar concluído, não teve ainda a reposição do aterro nos vãos, ocasionando que, em pleno escoamento da safra, o tráfego ainda esteja ocorrendo através de um desvio da estrada. Fotos ilustrativas da situação foram apresentadas ao secretário na oportunidade, levando-o a, imediatamente, manter contato telefônico com o Daer, departamento que está sob sua jurisdição, determinando que a obra fosse concluída o quanto antes.

    Os parlamentares ainda solicitaram ao secretário Westphalen que os demais 8 bueiros previstos para a contenção das cheias do rio Santa Maria não sofram solução de continuidade, ao que respondeu que esta é uma "decisão de governo",  referindo-se a que se trata de uma questão de política administrativa a ser resolvida pelo próprio governador José Ivo Sartori.

    Outro contato mantido por Vogel e Douglas foi junto ao secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Ernani Polo, questionando-o acerca das obras na Barragem Taquarembó. Ocorre que já houve decisão, por parte do governador, de que o setor de Irrigação, atualmente ligado à secretaria de Obras, passará a ser gerenciado pela Seapa. "Mas, por enquanto, existe apenas o anúncio do governador, devendo ser enviado um projeto de Lei do Executivo à Assembleia Legislativa para formalizar essa encampação da Irrigação pela Seapa", esclarece Vogel.

    Como Polo assumiu a secretaria há poucos dias e ainda não possui todas as informações acerca da barragem, o assunto não foi aprofundado. Entretanto, preliminarmente ele atendeuo pedido dos vereadores pedritenses no sentido de que, doravante, as obras do barramento tivessem absoluta transparência quanto à sua evolução. Para tanto, foi sugerida que a Associação dos Usuários da Água da Bacia do Rio Santa Maria (AUSM) venha a deter essa prerrogativa de representar a comunidade e liderar visitas periódicas ao canteiro de obras, levando até o local  lideranças comunitárias e a imprensa, o que ficou acertado.

    Já na quinta-feira (5), o secretário esteve em Dom Pedrito, reunindo-se com lideranças locais, no salão nobre do Sindicato Rural, onde ouviu das mesmas um reforço da pauta de reivindicações que já lhe havia sido apresentada pelos vereadores na capital do Estado, além de outras questões pontuais ligadas à sua Pasta. 

    Finalmente, junto à Corsan, o contato foi feito com o diretor administrativo, Marcus Vinicius Almeida, sendo-lhe apresentada a reivindicação da Vila São Sebastião, localizada no Distrito de Torquato Severo, zona rural de Dom Pedrito, no sentido de que aquela comunidade venha a ter água tratada e distribuída pela Companhia. Sugeriu-se ao diretor que o investimento nessa obra seja viabilizado através do Fundo de Gestão Compartilhada, que capta recursos das faturas de água e esgoto dos munícipes e é gerenciado conjuntamente pela prefeitura e Corsan. A proposta foi bem recebida e o assunto terá continuidade através de uma audiência pública a ser promovida pela Câmara Municipal em São Sebastião, nos próximos dias, quando a intenção da comunidade deverá ser formalizada.

    Por: Silvio Bermann – Assessoria Parlamentar
    Reportagem: Elliézer Garcez
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009