NOTÍCIAS

Qwerty está na Fase II da instalação da Fibra Óptica em Dom Pedrito

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A Qwerty Telecom está na segunda fase da instalação da Fibra Óptica em Dom Pedrito. Na primeira fase, em janeiro de 2013, a fibra passou pelas ruas Andrade Neves, Rio Branco, Barão do Upacaraí, Sete de Setembro e finalizou na BR 293,  totalizando 5 km de fibra. Logo após o processo foi ramificado atingindo a área até o Rio Santa Maria, o que totalizou ao final do ano passado 20 km de fibra, atendendo cerca de 80 clientes com a Fibra Óptica, em sua grande parte, clientes empresariais, além dos clientes domésticos. Já a segunda fase de instalação, está sendo o complemento do "anel óptico", saindo da rua Andrade Neves, indo até a Santos Dumont, passando pela 21 de Abril, chegando ao Trevo da BR 293, onde se une à Rua 7 de Setembro, fechando o anel óptico em todo o perímetro urbano pedritense. 

 

Hoje em dia a principal vantagem de ter a Internet com Fibra Óptica é a qualidade do sinal, pois este mecanismo não permite interferência na transmissão. Então podemos dizer que a qualidade do sinal que chegará aos clientes será de extrema qualidade e pelo melhor preço.

 

O que é a Fibra Óptica?
A Fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A tecnologia tem conquistado o mundo, sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais, entre outras aplicações possíveis.

 

Como funciona?
Para entender o funcionamento da fibra óptica, é necessário retomar o conceito básico de refração da luz, uma daquelas matérias mais conhecidas das aulas de Física do Ensino Médio. Para não entrar em explicações muito técnicas, vamos usar o seguinte exemplo:

 

Suponha que você mergulhe em uma piscina, segurando uma lanterna acesa e apontada para a superfície (não esqueça de que é preciso incliná-la um pouco para que não fique totalmente reta). Dessa forma, observa-se que a luz vai seguir um sentido dentro da água, mas vai sofrer um desvio ao entrar em contato com o outro ambiente (no caso, o ar). Isso ocorre porque os dois ambientes possuem índices de refração diferentes, fazendo com que haja uma mudança na direção e na velocidade da luz.

 

Entretanto, existe um ângulo limite para que a refração aconteça. Quando o feixe de luz é lançado em uma direção além desse ângulo, a luz não consegue ultrapassar a superfície da água e volta a se refletir para dentro da piscina. Esse fenômeno é chamado de reflexão total. É exatamente isto que ocorre no interior de um filamento de fibra ótica. A luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface — que mandam o feixe de volta para o núcleo — fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho.

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios