RS – Já existem focos de raiva bovina em Bagé, Lavras e Caçapava

    53721a34.jpg

    O chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Dom Pedrito, médico veterinário Luiz Antônio Fontoura, revela que já foram constatados focos de raiva bovina nos municípios de Bagé e Lavras do Sul, mais próximos ao município de Caçapava do Sul. Entretanto, não há registro da doença em Dom Pedrito. Ainda assim, os produtores rurais devem estar alertas e, ante eventuais ataques de morcegos hematófagos em seus rebanhos, comunicar o fato imediatamente à Inspetoria.

     

    O órgão, de acordo com Fontoura, é responsável especificamente pelo controle da incidência da raiva nos herbívoros, à denominada raiva bovina. A recomendação é para que, preventivamente, sejam vacinados bovinos e equinos, “(…) que são as vítimas preferidas dos morcegos, repetindo-se a vacina depois de 21 dias”, esclarece.

     

    Com relação à raiva canina, a doença, de acordo com o médico veterinário, está erradicada de Dom Pedrito e região há, aproximadamente, 15 anos, o que não impede que os donos de cães os vacinem, preventivamente, se o preferirem. “Mas – acrescenta Luiz Antônio -, essa raiva urbana não é de controle de nossa Inspetoria, e, sim, de competência da Secretaria Municipal de Saúde e do Meio Ambiente”.

     

    Por: Silvio Bermann
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009