Dom Pedrito – Legislativo promoveu reunião sobre Câmeras de Monitoramento

    536bdb04.jpg

    Foi realizada ontem (07), no plenário Ataliba Torres, uma reunião para debater a possibilidade da criação de uma legislação municipal, sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de vídeo monitoramento em Dom Pedrito, por empresas e agencias financeiras. O debate contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, agência bancárias, correios, lotéricas e policias Civis e Militares. Inicialmente o inspetor Lauro Telles explanou sobre um Projeto de Lei, vigente na cidade de São Luis Gonzaga, que poderia servir como uma referência para a elaboração de um similar em nossa cidade. 

     

    “Temos uma pequena rede de câmeras particulares e de empresas que tem ajudado a policia, mas, não são suficientes, como no caso do assalto ao Banrisul”, explicou Telles, acrescentando ser favorável a criação de uma legislação que obrigue, com critérios bem estudados, a instalação, por parte, principalmente, de farmácias, postos de combustíveis e grandes empresas, a instalação de câmeras. 

     

    O capitão Augusto Ferreira Porto, da Brigada Militar, defendeu a criação de um Fundo Municipal de Segurança Pública, através do qual poderia ser feito a manutenção de um, eventual, Sistema Público de Monitoramento. “O pequeno comércio poderia ter incentivo, com o desconto no IPTU, por exemplo, caso instalasse uma câmera”, sugere Porto. 
    As agencias bancárias que não possuem o equipamento, seriam obrigadas a instalar um a partir da legislação. “O custo não é gasto, é investimento na segurança e na vida”, reflete um dos gerentes de bancos presentes. 

     

    Ficou acertado que a Mesa Diretora da Câmara elaborará um anteprojeto, depois será aprimorado pelas bancadas da casa e discutido com os segmentos envolvidos. “O processo, por complexo, deve ser bem amadurecido até se tornar Lei”, observou José Alberto Madeira Correa (PT), autor do requerimento que proporcionou a reunião.

    Fonte: Câmara de Vereadores de Dom Pedrito – Assessoria de Imprensa
    Por: Marcelo Brum – FENAJ 6634
    Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009